Close

Artes Marciais Mistas Existem produtos 96.

Artes marciais mistas ou MMA

As artes marciais mistas, ou no inglês MMA, são um esporte de combate de estilo livre que associa técnicas de percussão, de submissão, de estrangulamento e chaves de articulações (braços e pernas). Trata-se de de uma combinação entre luta no solo e luta em pé. Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre o MMA!

 

Origem do MMA

A sigla MMA vem do inglês Mixed Martial Art, que significa artes marciais mistas. Esse esporte também é chamado de Free Fight, ou combate livre, porque combina técnicas oriundas de diversas artes marciais.

Costuma-se dizer que a origem do MMA remonta ao ano 648 a.C., na Grécia Antiga. Nesse período, o Pancrácio constituía a forma primitiva do combate livre moderno. O termo Pancrácio deriva das palavras gregas pan e kratos, que juntas significam "aquele que tem poder". O Pancrácio foi utilizado como um exercício eficaz para a formação de guerreiros. Ele foi praticado em todos os jogos olímpicos ocorridos desde a 33ª olimpíada até o ano de 349.

Diz-se também que o combate livre moderno se originou nos encontros de Vale Tudo ocorridos nos anos 1920 no Brasil. A família Gracie, opondo-se a outros praticantes de artes marciais, comprovou que a luta no solo é capaz de tornar o adversário inofensivo.

Isso tornou o jiu-jitsu brasileiro conhecido no mundo inteiro. Entretanto, é importante sublinhar que foi o mestre japonês Mitsuyo Maéda quem ensinou essa arte marcial a Carlos Gracie, que, por sua vez, transmitiu-a aos seus irmão.

 

O "boom" das artes marciais mistas

Foi nos anos 1990 que o MMA entrou em franca expansão com a criação do Ultimate Fighting Championship, ou UFC, nos Estados Unidos. Inicialmente, o objetivo era encontrar o "lutador definitivo”, promovendo o encontro entre diferentes disciplinas como o jiu-jitsu, outras lutas corpo-a-corpo, o karatê, o kickboxing, etc.

Bastaram alguns anos para que as técnicas utilizadas no UFC se misturassem e os lutadores começassem a escolher sistematicamente as que eram mais eficazes na conquista do título de "lutador definitivo". Assim, as técnicas de kickboxing e de boxe tailandês em geral são as mais utilizadas na luta em pé, enquanto as técnicas de luta corpo-a-corpo e especificamente as do jiu-jitsu são mais utilizadas no solo. Disso resultou o surgimento do MMA.

O MMA conheceu um sucesso fulgurante nos Estados Unidos, graças às diversas competições do UFC, e em seguida no Japão, devido aos torneios do Pride FC (Pride Fighting Championship). As artes marciais mistas também começaram a conquistar terreno na Europa, especialmente em Londres, onde foram organizadas competições de UFC.

É preciso ressaltar que o MMA de hoje é diferente do antigo Free Fight, que se caracterizava pela ausência de regras. As técnicas consideradas perigosas demais foram sendo eliminadas progressivamente, permitindo ao MMA tornar-se rapidamente popular no mundo inteiro. Ainda assim, as competições de MMA são atualmente proibidas em países como a França, apesar do enorme entusiasmo que o esporte suscita.

 

Confira na nossa loja online uma ampla gama de equipamentos para a prática de MMA, ou artes marciais mistas, como os rash guards de MMA, os Calções MMA (Fight Short), as luvas de MMA.

por página
Showing 1 - 12 of 96 items
Showing 1 - 12 of 96 items
Close